Pretty Little Secrets contatos llaylist meus textos projeto garotos Início

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Quando você prefere não ser você

image

Acho que nunca li uma definição tão boa e tão parecida comigo quanto ao que me foi apresentado no livro Fangirl, da autora Rainbow Rowell. A protagonista Cath define a sua vontade de escrever como uma maneira de desaparecer, tornar-se invisível e não ser ela mesma. E, engraçado, eu fazia isso aos 11 anis de idade, quando tentava fugir de mim mesma, dos meus problemas, dos meus complexos. A diferença, é que agora tá tudo bem eu não ser eu enquanto recrio um universo com os personagens literários que eu amo, porque para isso dá-se o nome de FanFiction. Mas, quando eu era menor, isso tinha a conotação de esquisitice, transtorno de realidade, ou seja lá o nome que minha mãe costumava dar à minha criatividade. 



Agora que coloquei na minha cabeça de que vou escrever um livro, e diga-se de passagem, um livro muito interessante e original, sem essa coisa de literatura fantástica, ou distópica, muitas questões sobre mim tem sido colocadas em pauta pela mesma que aqui escreve. Não sei se é o fato de eu ter finalmente pegado o gosto de escrever em primeira pessoa, ou se eu compreendi que mesmo sendo eu a autora do enredo, ainda assim quem me conta absolutamente tudo é o meu personagem. E, nesse processo, meus conflitos internos têm vindo à tona de maneira assustadora e ao mesmo tempo maravilhosa. Tenho me apavorado com a minha insegurança, com a minha forma dura de enxergar as pessoas, o mundo e todo aquele comportamento mais severo das pessoas. Porque, convenhamos, as pessoas são do jeito que nos são apresentadas justamente por trazerem consigo uma bagagem tão diversa da nossa. Elas passaram por situações que não conhecemos, ou que ainda conheceremos e o que nos deveria afastar, em minha concepção, deveria servir como forma de nos unir, de nos fazer conhecer e viver em sociedade de forma harmoniosa. Eu sei, tola utopia que ainda me faz sonhar.
E quanto mais eu penso sobre isso, mais eu fico perdida em minhas ideias. Eu sou a pessoa que menos socializa nesse mundo. Bem, falando isso no âmbito real, já que na atmosfera virtual sou praticamente a garota popular. E ainda não sei ao certo como consertar essa minha falha, que no final é a mesma que todos cometem. Porque eu sei o quanto é muito mais seguro ficar isolado e conversar com pessoas que você conhece somente através de uma tela de computador. Porque é muito mais seguro escrever um livro, colocar parte de você dentro dele e dizer depois que não foi você quem questionou isso, mas seu personagem. Porque dizer a verdade sobre si mesmo implica em conseqüências e, sinceramente, prova pra mim que a verdade te traz apenas benefícios e eu mudarei meus conceitos sobre ser honesta sobre meus sentimentos a partir deste momento. Ha-Ha! Viu só? O mundo real não é exatamente o melhor lugar do mundo para pessoas que buscam a verdade sobre elas mesmas e seus sentimentos reprimidos. Porque, se você quer mesmo saber a minha opinião, quando você chega a esta conclusão só há um significado: você observou muito as pessoas ao seu redor, mesmo que elas não percebessem que estavam em um estudo avançado antropológico, sociológico e filosófico. Normalmente, quem não sabe ao certo como socializar com o próximo analisa muito um determinado grupo e como o mesmo se comporta diante de seus olhos. E, convenhamos, as pessoas mudam e seus comportamentos tolos mudam com elas. E você sabe que nenhuma delas está disposta a dizer a verdade sobre si, passando a inventar mecanismos, como uma espécie de jogo, no qual não sairá ferida. Porque, nós todos sabemos que viver em sociedade requer riscos, requer jogar de acordo com as suas estúpidas regras, obrigando-nos a fingir uma perfeição que jamais será alcançada.


0 comentários:

Postar um comentário

Segredos foram feitos para serem compartilhados por duas ou mais pessoas. Seja corajoso e diga-me algo que eu ainda não sei e que deveria muito saber.